Livro: Annapurna – Maurice Herzog

Prepare-se para ler este livro com luvas de alta montanha. Sim! Este é um clássico livro de montanhismo e relata a primeira vez que um homem toca o cume de uma montanha de 8000 m. Maurice Herzog narrou esse livro da cama de hospital, sem poder escrever. Como líder da expedição, Maurice me pareceu uma pessoa muito sensata e equilibrada. A expedição foi muito bem preparada, a logística, que ainda era um desafio por conta de mapas errados e também pela falta de mapeamento, dificultou o início da escalada. Mas o lado dramático do livro transforma essa obra em um incrível e dolorido relato dos congelamentos sofridos, dificuldades de locomoção e amputações. É uma leitura fácil e empolgante, não é por nada que é considerado um dos maiores clássicos do montanhismo. Não há em nenhum momento comparação pejorativa ou acusação entre os membros da equipe. Isso faz com que a leitura seja ainda mais saudável.
O único aspecto ruim que achei, foi a tradução mal feita de algumas palavras. Como exemplo que me vem à cabeça agora: colchão pneumático (colchão inflável) e duro-alumínio (duralumínio). Há mais palavras, mas são essas que eu lembro no momento.
Recomendo esse livro sem dúvida alguma. É ótimo comparar os recursos atuais com os da época. Assim como as técnicas e conhecimentos de alta montanha, que naquele momento era algo bem abstrato ainda. Faziam coisas absurdas como tomar soníferos a noite, fumar a mais de 5000m além de se embriagar com champagne nos acampamentos de altitude. É uma obra riquíssima e com ótimas imagens!
Trecho do livro que gostei:
“Em nossa juventude não vivíamos perdidos nos relatos imaginários ou nos combates sangrentos que as guerras modernas oferecem para alimentar a imaginação das crianças. A montanha foi para nós uma arena natural onde, jogando com os limites da vida e da morte, encontramos a liberdade que, obscuramente, procurávamos e da qual precisamos como pão.” – Maurice Herzog
blogger_blog:
www.mochilandosemfronteiras.com
blogger_author:
Glauco
blogger_permalink:
/2013/01/annapurna-maurice-herzog.html
blogger_internal:
/feeds/3390010519359174826/posts/default/9007990804751052716
custom_total_hits:
000000156

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *