Botas Técnicas vs Botas Estilo Aventura

Acho que todo viajante alternativo/montanhista sabe a importância da bota. Não é por menos que ela é um símbolo de aventura. Porém, vejo que muitas pessoas ainda não conseguem entender as características de uma bota para montanhismo, ou seja, uma bota técnica, para uma bota “estilo aventura”, ou bota para shopping, como costumo classificar.
O objetivo desse artigo é tentar fazer com que você entenda de verdade a diferença entre uma e outra. Embora tenham o mesmo design e as fotos do catálogo sempre remetem ao seu uso extremo num ambiente outdoor, quase sempre montanhoso, a diferença entre elas é enorme!
Tendo um objetivo concreto de onde pretende usar a bota, antes de sair de casa para fazer a compra, convém dar uma boa pesquisada sobre a marca, qual a opinião de quem a usa e o atendimento pós-venda da mesma. Você vai entender o porque…
Botas de Técnicas
São botas técnicas, utilizam materiais específicos e de tecnologia. Proporcionam conforto, segurança, durabilidade  e confiança. São botas para serem usadas em terrenos severos como lama, rocha, areia e neve. São impermeáveis e respiráveis. Geralmente, no site do fabricante e até mesmo nas lojas que comercializam, é informado todos os fornecedores e tecnologia empregada no produto. Por exemplo, a tecnologia do solado, membrana de impermeabilização, palmilha, cabedal, forração interna, material da parte externa, altura do cano, peso e garantia.
Muitos dos fabricantes de botas técnicas, costumam oferecer o serviço de ressola. Ou seja, quando o solado de sua bota gastar, devido ao uso, há a possibilidade de substituí-lo por um novo. Sendo assim desnecessário a compra de uma bota nova.
Como você pode observar, são muitos detalhes que devem ser observados. Por isso, você deve conhecer um pouco de todas essas tecnologias e do fabricante da bota.
Botas de Estilo Aventura (de shopping)
São botas casuais, levam na aparência o estilo aventura. Costumam ser vendidas em lojas de shopping, custam bem menos que as botas técnicas. O vendedor que vai te atender não é montanhista e pouco sabe sobre o assunto. Se perguntar os materiais utilizados ele nem saberá responder. Geralmente são botas de couro, tem solado com garras gigantes que extravasam pelas laterias, podem ser resistente a água ou em alguns casos até impermeáveis, mas dificilmente serão respiráveis. Isso porque o objetivo dela é ser usada em locais urbanos/rural, mas não em atividades físicas intensas em que a pessoa transpire muito. Muito menos em terrenos ruins e íngremes. Quando usadas em trekking, por exemplo, não demoram a descolar ou rasgar. Uma clássica bota de shopping é a Timberland. Pronto, falei!
Acredito que muitos dos montanhistas (inclusive eu) começaram suas atividades usando botas de shopping, mas não demoraram a perceber a diferença entre uma e outra. Se com este artigo eu conseguir fazer com que alguns comprem direto o produto adequado à finalidade desejada, já estou feliz. Caso contrário, boa sorte com os calos, pés encharcados, dores e solas perdidas no meio do caminho.
blogger_blog:
www.mochilandosemfronteiras.com
blogger_author:
Glauco
blogger_permalink:
/2014/02/botas-tecnicas-vs-botas-estilo-aventura.html
blogger_internal:
/feeds/3390010519359174826/posts/default/6138708861767691425
custom_total_hits:
000000170

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *