O Último Lugar da Terra – Roland Huntford

No início do século XX houve a lendária “corrida” ao Pólo Sul. De um lado a imponência, da rica e grande expedição inglesa e do outro a sólida e pequena expedição norueguesa. Roland Huntford fez uma obra fantástica sobre essa que foi uma das grandes conquistas expedicionárias do século passado. O livro O último Lugar da Terra é o resultado de uma extensa pesquisa em diários, anotações e documentos da época. Sendo assim o autor apresenta detalhadamente a preparação, a jornada e os resultados sobre essa disputa entre Roald Amundsen (norueguês) e Robert Falcon Scott (inglês).
Há muito que abordar em uma grande expedição como esta, sendo assim são inumeráveis os detalhes que podem fazer diferença ao longo de meses, anos de expedição. Com as informações encontradas, o autor faz uma análise profunda de ambas as expedições. Que envolve orçamento, equipamentos, logística, cardápio, técnicas de locomoção, estratégia e inteligência emocional.
Fazendo uma releitura das duas expedições e analisando pontualmente cada um dos detalhes citados acima, Roald apresenta nesse livro, sem deixar dúvidas, as habilidades e fragilidades de Amundsen e do Scott. A somatória de erros e acertos foi crucial no resultado dessa corrida ao Pólo Sul. Amundsen chegou 34 dias antes ao Pólo – dezembro de 1911 – e fincou sua bandeira neste que ainda hoje é o lugar mais hostil e desértico do planeta. Voltou a tempo para sua base Antártica e partiu para contar ao mundo sua conquista. Scott e seus companheiros morreram de escorbuto e fome. Resultado de um sistema hierárquico de liderança e de um planejamento superficial.
O Último Lugar da Terra é um livro extenso, possui 724 páginas e diversas fotografias de ambas as expedições. Considero uma leitura obrigatória para quem gosta de literatura de viagem, montanhismo e navegação. É um livro rico em detalhes referente ao desenvolvimento dos equipamentos, estratégia e dificuldades encontradas na época. É muito interessante fazer um paralelo com os dias de hoje. Muito do que nos parece óbvio já foi motivo de muitas dúvidas e até morte.
É bem provável que você já tenha ouvido falar do Scott e não do Amundsen. Pois Scott em um aspecto era indiscutivelmente melhor, na escrita! Ele conseguiu narrar seus fracassos de maneira romantica. Até hoje é considerado um herói inglês, apesar de ser um perdedor.

Considero O Último Lugar da Terra um livro fantástico e não há como não se envolver com a história. Uma das maiores conquistas do homem relatada com maestria pelo autor Roland Huntford.

custom_total_hits:
000000183

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *