Polainas de Trekking – Por que usar?

Polaina é um acessório utilizado em trekking e escalada em gelo. Seu uso ainda é ainda pouco difundido no Brasil, talvez pela falta de conhecimento. Considero-o um acessório de vestimenta muito útil, dependendo do lugar que irá visitar. É utilizado preso em volta da canelas/tornozelos, possui uma fita na qual “abraça” a bota e um grampo para engatar no cadarço. Possui diversas funções, de acordo com o terreno. São fabricadas em materiais resistentes como cordura e outros tecidos sintéticos rip-stop. Algumas além de impermeáveis, também são respiráveis.

Em locais com neve:

– São utilizados para que o cabedal da bota fique protegido. Se a neve entrar na bota, vai derreter e molhar os pés.
– Sob ventos fortes, impede que a calça suba, submetendo o montanhista ao frio e desconforto. 
– Em locais com neve derretendo, misturada à lama, evita também que suje a calça e ajuda a impedir que entre umidade.
– Evita a entrada de pequenas pedras.
Em locais sem neve:
– São utilizadas para proteger o cabedal e interior da bota da chuva. Neste caso usa-se a polaina sob a bota e por baixo da calça. Desse modo a água que escorre da calça não entra na bota pelo cabedal. Às vezes nem está chovendo, mas a trilha passa por uma vegetação molhada (campos de altitude, por exemplo) que encharcaria sua bota e calça.
– Em lugares onde há muita lama, a calça fica protegida dos respingos (trilha para o Pico Paraná ou Monte Crista são um bom exemplo!).
– Algumas polainas específicas oferecem segurança contra picadas de cobras e outros insetos. As que não são específicas para esse detalhe, ainda assim oferecem uma proteção a mais.
– Proteção do cabedal da bota e a calça de atrito com pedras, galhos e espinhos de vegetação rasteira. Impedindo também que o cadarço desamarre.
– Impede a entrada de pedrinhas, areia ou poeira.
Claro que há também os pontos negativos. Não é muito agradável usar polainas, incomodam um pouco. Em dias mais quentes, óbvio que vai esquentar mais do que se estivesse usando só calça. São 200g a mais que você leva na mochila. No Brasil embora seja muito útil, não é um acessório a considerar indispensável.
Embora ainda sejam pouco usadas no Brasil, já tem várias marcas comercializando no mercado nacional. Como por exemplo a Deuter, Black Diamond, CAMP, Quecchua e a curitibana Conquista.
Valor no mercado: a partir de R$ 50,00 ou R$ 25,00 comprando da China.
blogger_blog:
www.mochilandosemfronteiras.com
blogger_author:
Glauco
blogger_permalink:
/2014/02/polainas-de-trekking-porque-usar.html
blogger_internal:
/feeds/3390010519359174826/posts/default/4391266030605580257
custom_total_hits:
000000178

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *