Valorize os blogs que produzem o seu próprio conteúdo

Depois dos fóruns de mochileiros, a segunda maior fonte de informação para quem está fazendo o planejamento da viagem são os blogs. Portanto, todo blogueiro deve ter consciência de que o conteúdo publicado, de alguma forma influencia no roteiro das pessoas, até no hábito delas! Nos últimos anos a qualidade dos blogs melhorou muito, principalmente de layout e facilidade na navegação. Consequentemente os seguidores também aumentaram de número e exigência!

A história dos blogs de viagem começou como um diário online. Alguns viajam atualizando o blog, outros como eu abastecem ele com informações somente depois de voltar da trip. Aliado a isso, os blogueiros passaram a fazer review de equipamentos, hostel, camping e por aí vai! Ou seja, para os leitores, as informações ficaram ainda mais fáceis de encontrar. Os blogueiros não tinham como elemento motivacional o lucro. Quem escrevia, era pelo prazer de ter sua viagem registrada e pela satisfação em saber que estava ajudando outros viajantes.
A quantidade de blogs se multiplicou exponencialmente, principalmente nesses últimos três anos. Obviamente que muitos lugares/assuntos ficaram largamente relatados em trocentos blogs. Por exemplo: Bolívia e Peru! Ou seja, se você quiser escrever desses lugares em seu blog, e ganhar muitas visitas, ou faça-o de uma maneira diferente, se aprofundando em detalhes antes não mencionados, ou não espere uma grande repercussão – nos dois casos é preciso boas fotos (porque brasileiro não gosta de ler). Os temas mais fáceis de serem abordados foram ficando um pouco mais escassos. E obviamente, os blogs que postam relato de um país pouco visitado, de uma trilha pouco explorada e até mesmo a compra de um produto de difícil obtenção, acaba se sobressaindo.
Essa característica é dos blogs que carregam a identidade do(s) seu(s) autor(es). Quando você acessa um blog desses, percebe que o blogueiro realmente curte viajar, dar dicas, relatar suas loucuras e postar suas belas (ou não) fotografias.
A galera percebeu então que com o número crescente de seguidores, era possível tirar algum proveito que pudesse auxiliar nas viagens futuras. Então começou a aparecer review “baba-ovo” de equipamentos que quem estava mais ligado, sabia que era porcaria. Esses reviews eram muitas vezes financiados (o que não é errado quando mencionado no corpo da postagem). Embora seja lei informar quando uma postagem é patrocinada, isso muitas vezes não ocorre! Lembro de ter criticado algumas vezes quando encontrava uma análise superficial, sem teste prático e muitas vezes feitos em local completamente inadequado ao produto. Vi avaliações mal feitas de produtos que podem salvar vidas! Não dá pra ser conivente com isso. Mas felizmente a grande maioria é fiel à sua opinião. Todos os produtos que tenho eu comprei após ler muitas análises do equipamento. Que aliás, é a melhor maneira de investir certo. Mas compare com outros blogs para ter certeza que não está lendo uma postagem encomendada. Bom esse é um dos problemas que de um tempo pra cá passou a ocorrer.
Os maiores blogs de viagem até uns meses atrás tinham entre 5 a 12 mil seguidores na fan page. Seguidores esses que foram conquistados durante anos! Alguns exemplos: Mochila Brasil, Trekking Brasil, Diário de Mochileiro, Eu vou de Mochila, Seu Mochilão e Turismo Backpacker. Toda essa galera e de muitos outros blogs ralam muito para fazer postagens com informações precisas, trazer novidades, produzir textos de reflexão, sobre a paixão por viajar e a mudança que ela causa em nós. Muitas pessoas têm como parte de sua renda proveniente do blog. Todos querem publicar um conteúdo mais exclusivo, às vezes até sobre o mesmo assunto, mas abordando de outra forma, aprofundando em outros detalhes.
Mas esses camaradas assim como eu perceberam que algo mudou. Há blog simplesmente copiando e  colando todo o melhor conteúdo dos blogs dessa galera. Ainda que citando a fonte, de maneira bem discreta, não acho isso legal! Esses blogs praticamente não produzem nada! Quase não há conteúdo próprio! Super fácil manter um blog dessa maneira, basta ficar sentado o dia inteiro esperando no facebook e feed de notícia um bom conteúdo dos blogs do gênero. Depois copia pro blog e canaliza os visitantes. Vamos valorizar e dar créditos a quem produz o material galera! Porque as pessoas que realmente trabalham e se esforçam para fazer as coisas acontecerem é que estão sendo prejudicadas! Eu não lucro nada com o blog, mas e quem mantém um blog e tem parte da renda proveniente dele? Como fica?

Pensem, mudem, valorizem!

Assim como eu, outros blogueiros pensam de maneira semelhante e serviram de inspiração para essa postagem. Fabion Paves, Lucia Malla e Douglas Sawaki. Você também não concorda? Comente ou publique em seu blog sua indignação também!

blogger_blog:
www.mochilandosemfronteiras.com
blogger_author:
Glauco
blogger_permalink:
/2013/08/valorize-os-blogs-que-produzem-o-seu.html
blogger_internal:
/feeds/3390010519359174826/posts/default/8021721804756880830
custom_total_hits:
000000157

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *