Livro: Outros Céus – Ricardo D’Addio

A ideia é simples, se você gosta de blogs de viagem, principalmente da cultura mochileira, então vai gostar do livro.

O autor narra de maneira interessante suas experiências no espaço de tempo de quase 30 anos de viagens de mochilão pelo mundo. Esse foi o primeiro livro que li e que não relata as viagens em ordem cronológica ou geográfica. A princípio não esperava muito desse formato, mas se mostrou interessante e não cansativo.  Além de que é uma maneira legal de desviar dos lapsos de memória (para quem escreve), haja visto que nem sempre conseguimos manter um diário de viagem em dia, durante a própria viagem.
É um livro de um mochileiro bem clássico, jovem irreverente, queria conhecer o mundo e defrontar com a realidade, em busca de liberdade e conhecimento. Viajou de maneira simples, algumas vezes até mesmo imprudente. Na primeira viagem, ainda enquanto cursava a graduação, partiu com amigos, nas viagens subsequentes, sempre acompanhado da esposa. Detalhe importante, ele iniciou suas viagens numa época que o Brasil praticamente nada entendia de mochilão, não havia sites e blogs a disposição e os guias a respeito eram superficiais e sobre tudo extremamente turísticos. 
Os capítulos não são necessariamente divididos por países ou regiões, mas sobre temas. A linguagem é bem simples e a leitura flui com uma rapidez incrível, um bom livro para ler em um feriadão, por exemplo. Peca em apenas em dois quesitos, as imagens do livro não são aquilo tudo, apesar de coloridas. Quem entende um pouco de imagem perceberá fácil, peca em enquadramento, foco, assunto. Mas já nas últimas fotografias, percebe-se uma preocupação maior com a qualidade. Porém há de convir que ele não viajou com intenção alguma de ganhar dinheiro com as viagens na época. Portanto é compreensível. Outro detalhe que particularmente a mim incomoda, é o uso de palavrões nas narrações. Mas não é nada de tão perturbador também.
Acho que mais me identifiquei com o autor, na questão quanto a paixão pela América Latina. Um depoimento raro de viajante brasileiro quanto aos nossos hermanos latino-americanos. Um dos melhores livros sobre o tema viagem de mochilão, escrito por brasileiro.
Compre, leia, viaje não somente através das fronteiras, mas também das páginas!
blogger_blog:
www.mochilandosemfronteiras.com
blogger_author:
Glauco
blogger_permalink:
/2014/03/outros-ceus-ricardo-daddio.html
blogger_internal:
/feeds/3390010519359174826/posts/default/6918854983164834265
custom_total_hits:
000000159

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *